Friday, February 6, 2009

Sexta-Feira | 8.Discover

Cientistas | Nessa seção diurna, alguns personagens interessantes: Evan Schwartz pesquisou as origens históricas do Mágico de OZ. Thelma Golden é uma curadora de arte afro-americana; deu uma palestra xoxa, apesar do assunto ser legal na teoria. Muito monocórdica. A Psicóloga Jennifer Mather também não tinha muito carisma, mas o seu assunto era ótimo: comprovar a existência de inteligência avançada em moluscos, mais específicamente no polvo. E de fato, em alguns momentos esses bichos quase que raciocinam.

Depois dela veio a Nalini Nadkarni , uma cientista/ecologista especializada em árvores na Costa Rica. Com uma palestra além de inspirada, tenta desmistificar o cientista como um cara de avental branco e prancheta na mão. E mistura música, esportes, cinema ao seu trabalho. Melhor ainda, conseguiu fazer uma Barbie edição especial, a Escaladora de Árvores. Super inteligente e envolvente.

Bonnie Bassler deu a melhor palestra desse bloco. Com um raciocínio super linear e organizado, carregou a platéia de uma descoberta para outra. Movida por pura curiosidade, ela avançou como ninguém havia avançado antes no estudo do comportamento de grupo das bactérias. Seja estudando bioluminescência ou na síntese de novas curas via cultura de bactérias, ela promoveu um assunto quase invisível a uma pauta importante, otimista e admirável.

No fim ainda veio o Nathan Wolfe, um pesquisador de vírus na Africa que tem um projeto de previsão de vírus , através do controle e monitoramento das atividades de caça dos povos nativos. Aparentemente, ele estava mais realizado de estar no TED do que com os resultados do seu trabalho. Mesmo assim foi esclarecedor.

No comments:

Post a Comment