Saturday, February 7, 2009

Sábado | 11.Predict

O Nate Silver é um estudioso de estatística. O interessante no trabalho dele é as informação secundária que se consegue explorando resultados de pesquisa. Nesse talk, ele tentou chegar nos motivos pelos quais a questão racial ainda é determinante em algumas regiões americanas. Tudo à partir dos painéis dos resultados da eleição presidencial americana. Logo em seguida, Alex Tabarrok pediu entusiasmo e insistência na questão global. Ele acha que as soluções só servem se forem para todos. Engraçado como outros acharam exatamente o contrário, que quanto mais tribalizado, específico e personalizado, mais eficiente. Algumas contradições nesse sentido por aqui.

Bruce de Bueno Mesquita | Ainda não sei se ele é só um Oswald de Souza. Segundo o seu discurso, é possível prever tudo o que vai acontecer em termos de política, decisões internacionais, relações diplomáticas. Tudo à partir da apuração mais real o possível dos fatos. E algumas equações matemáticas.

Nicholas Negroponte apareceu para dar um oi, e dizer que o OLPC vai bem obrigado, é um sucesso. Basta ver a quantidade de Netbooks que invadiram o mercado nos últimos tempos. Que não nem nada a ver com o olpc, mas certamente foram inspirados por ele.

Para fechar o Predict,Dan Ariely, um estudioso do comportamento. Depois de ter 75% do corpo queimado severamente, compara a falta de método das enfermeiras ao fazer seus curativos e pricipalmente, retirar suas bandagens. Rápdio ou devagar? De cima pra baixo ou de baixo pra cima? A conclusão é que elas deviam perguntar para ele qual o melhor jeito, ou pelo menos, confiar na sua intuição, antes de decidir. A dor era dele, afinal de contas. Curioso. Bem, daí a aplicar esse raciocínio no mercado de capitais, ficou fora do meu alcance.

No comments:

Post a Comment