Thursday, February 5, 2009

Quinta-Feira | 4.See

Oliver Sacks | Depois de um belo número musical do Deepak Ram, entrou o velhinho. Eu acabei de ler o Musicophilia, e estava ansioso para vê-lo. Ele não é lá um grande palestrante, mas sem dúvida escreve livro sensacionais. Foi simpático, falou sobre como o cérebro pode criar imagens e sons sem necessariamente o auxílio da visão, da audição, ou da memória.

Convidados | Entre os Talks importantes de 20 minutos, tem uns convidados tipo o Ramiro, repetentes. Um é o soprador de vidro (veja se isso é profissão) Dale Chihuly que tem um trabalho fora do comum. Uma moça da Universidade da Califórnia que criou um troço interessante, o Allosphere .

Cinema | Dois caras falaram de 3d e suas evoluções no cinema. Um foi o Don Levy, da Sony Pictures mostrando novos softwares de iluminação. Na sequência entrou o Ed Ulbrich da Digital Domain, responsável pelos efeitos do Benjamin Button. Fantástico: todas as cabeças do Brad Pitt velhinho foram geradas em 3d, e coladas no corpo de 5 ou 6 atores diferentes. Até as expressões faciais foram capturadas. Para isso eles tiveram que inventar um programa novo, com ajuda de tomografia, ressonância magnética, maquiadores, enfim, 155 pessoas envolvidas só nisso, durante 2 anos. Tomara que o filme seja bom.

Olafur Eliasson | É um artista interessante, especialmente pelo seu último trabalho que são aquelas Waterfalls em Nova Iorque. O foco dele é procurar novos estímulos visuais, novas maneiras das pessoas perceberem a influência do espaço em torno delas. Eita papo cabeça. No final entrou um outro artista, Golan Levin que junta tecnologia, arte e vídeo no seu trabalho, meio difícil de definir.

Ray Zahab | Um maluco completo. Atravessou o Pólo Sul à pé durante sei lá, 50 dias. 1.100 km! Ele já havia atravessado o Sahara. Tudo isso correndo ou andando rápido. Dormindo em barracas, comendo bacon e aveia. E já está se preparando para atravessar um trecho do Pólo Norte, 750 km.

Pausa para um café. Meia hora.

No comments:

Post a Comment