Thursday, February 5, 2009

Quinta-Feira | 5.Understand

Nina Jablonsky e outros | Uma bela palestra que celebra a evolução humana e os 200 anos do nascimento do Darwin. Mas no ponto de vista da cor da pele versus a condição climática. Não tem melhor nem pior, tem mais sol e menos sol. Só. Logo depois dela, o Art Benjamin, um professor de matemática ultra carismático que foi bem objetivo: Nos EUA o ensino devia ter foco em porcentagens e análise combinatória e não cálculo, como é hoje em dia. Depois uma moça foi falar sobre alimentação, e até ameaçou fazer um pão ali, ao vivo.

Elizabeth Gilbert | O que vem depois de um sucesso estrondoso? Nada além de altas expectativas, e a certeza quase absoluta de um barulhento fracasso. Esse é o tema do TEDtalk da Elizabeth Gilbert, autora de "Comer, rezar e amar". De saída, a melhor voz do TED todo. Calma, articulada, bem-humorada. Nem um slide. Nada de computador. Perguntou porque escritores ou atividades que envolvem criatividade tem sempre mentes atormentadas. Respondeu evocando a Roma antiga. Segundo a história conta, ninguém "é" gênio, e sim "está" gênio, como se fosse uma entidade com vontades próprias, que pode ou não te ajudar no seu trabalho. Isso tira um peso enorme das costas. No fundo, esse tipo de sucesso devastador é mesmo muito mais sorte do que competência. Aplaudida de pé por mentes atormentadas durante uns 3 minutos.

Jacek Utko | Com uma apresentação elegante e objetiva, esse designer gráfico mostrou um desafio que ele topou encarar: é possível salvar um jornal polonês usando lindas primeiras páginas, diagramação perfeita, conteúdo e projeto editorial inovadores? A resposta é não. Mas nem por isso, diz ele, você deve deixar de tentar. Faça o melhor trabalho da sua vida, mesmo sabendo que não vai adiantar nada. Resultado: 3 vezes o melhor jornal do mundo nos últimos 5 anos.

Margaret Wertheim | A australiana de Brisbane ficou famosa na internet por fazer imitações de corais em tecido. Começou à toa, com a irmã. Hoje mais de 600 pessoas no mundo todo colaboram com retratos fiéis de corais e outros seres marinhos. Suas exposições atravessam o mundo chamando atenção para o problema ambiental do clareamento dos corais, para a geometria aplicada no espaço hiperbólico, ou simplesmente, para o crochê. Excelente.

Almoçar rapidinho.

No comments:

Post a Comment