Friday, February 6, 2009

Quinta-Feira | 7.Dream

É hora de apresentar os TED Prize Winners. Antes, mostraram os vencedores do ano passado e como seus desejos (cada premiado tem direito a um desejo) foram atendidos. Teve o Dave Eggers com o Once Upon A School, a Kara Armstrong com o Charter for Compassion, e o Neil Turok com o African Einstein.

Prize Winner | Jill Tarter O filme "Contact" com a Jodie Foster foi baseado na figura insistente e petulante dessa senhora. Diretora do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), vem há décadas tentando achar alguma prova real da existência de vida inteligente fora do nosso sistema solar. Matematicamente é impossível que não haja, e o desejo dela é: promover uma grande busca de toda a humanidade (menos os criacionistas) por evidências de que nós não estamos sozinhos no Universo. Essa moça precisa ir pra Varginha. Ou São Tomé das Letras. Discurso legal, mas difícil.

Prize Winner | Sylvia Earle Uma velhinha que tem 6.000 horas debaixo da água. Mais de 50 expedições submarinas em todos os cantos do planeta. Abriu 5 empresas de trajes submarinos, veículos para andar em grandes profundidades, etc. Fez um discurso bonito, empolgado e emocionante. Seu pedido para o TED: "Usar tudo o que estiver ao seu alcance, filmes, expedições, internet, publicidade, para criar um network mundial de áreas marinhas protegidas, criando hope spots grandes o suficiente para salvar e recuperar o oceano, coração azul do planeta." Foi muito aplaudida e logo de cara, na platéia uma produtora americana e um diretor indiano se ofereceram para produzir e filmar qualquer material que ela venha a precisar nesse projeto.

Prize Winner | José Abreu Talvez este tenha sido o motivo que me trouxe até o TED. Quem me conhece sabe a minha obsessão nesse último ano pelo brilhante maestro Gustavo Dudamel. José de Abreu é o maestro responsável pela criação do El Sistema, um programa de educação musical clássica (onde foi inventado o Dudamel) disponível para TODAS as crianças venezuelanas. Em qualquer cidade, vila, bairro, fim de mundo (que não devem ser poucos lá) tem uma escola do El Sistema. Se houver 1 único aluno, vai haver um professor. Esse programa hoje conta com 300 mil alunos regulares, fora os que desistem, ou nem se interessam. É uma visão tão romântica do mundo, que é impossível não se emocionar. Fez seu discurso gravado em espanhol, austero, solene e elaborado. Entrou na sequência via satélite de Caracas e fez seu TED wish: "Descobrir e desenvolver 50 jovens talentos apaixonados por música e justiça social (olha o Chaves!) nos EUA e no mundo." Uma missão artística e política ao mesmo tempo. Acho fácil.

Para fechar de forma sublime, Gustavo Dudamel entra ao vivo de Caracas com a Orquestra Jovem Simón Bolívar e rege um Mahler cheio de energia e força. Na sequência, marcou o TED para sempre com a clássica Danzón nº2 de Arturo Marquez , que eu sempre obrigo todo mundo a escutar no meu carro.


O auditório veio a baixo. Gente se abraçando, chorando. Aqui em Palm Springs e lá em Long Beach. TODO MUNDO de pé, aplaudindo por uns 5 minutos, sem parar. O Chris Anderson perdeu a voz, engasgou. Foi um daqueles momentos que nunca mais você esquece. E eu estava ali, vendo a história ser escrita. Que sorte.

No comments:

Post a Comment